quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O verdadeiro patriotismo

Para falarmos de patriotismo vamos primeiro entender o que é pátria. Segundo o dicionário, este conceito refere-se ao país ou estado no qual uma pessoa nasceu e ao qual pertence como cidadão. A Palavra nos diz: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Fl 3:20). O patriotismo, por sua vez, é ter amor a essa pátria, devoção ao seu solo e às suas tradições, à sua defesa e integridade. É comum vermos pessoas defendendo a sua pátria. “Em nome da pátria” deixam suas famílias, suas casas, seus bens, sendo que às vezes, nunca mais voltam. Há quem faça isso por “amor”, quem faz dessa maneira é considerado um grande “patriota”.

Então, se nossa pátria está no céu, precisamos reconhecer que somos estrangeiros e peregrinos na Terra (Hb 11:13-14). O motivo é para mostrar às outras pessoas como será o ‘lugar’ que iremos morar eternamente, uma pátria muito melhor, a Jerusalém Celestial (Hb 12.22). Mas, como bem sabemos, muitos estrangeiros trocam sua Jerusalém Celestial por aquela que estão passando ou vivendo temporariamente, pois se apegam aos costumes e gostos daquele local. Muitos se fascinam pela alegria e prazeres próprios que este mundo pode oferecer, às vezes afirmando erroneamente ser a vontade de Deus.

Porém o apóstolo Paulo admoesta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12:2a).

No capítulo 11 do livro de Hebreus temos vários exemplos de pessoas de fé que tinham seus olhos fitos em Deus e mesmo sem terem recebido suas promessas, reconheciam que estavam apenas de passagem e com o propósito de cumprir a verdadeira vontade de Deus (v.13).

Precisamos ter o compromisso com nossa “Pátria”, somos os embaixadores de Cristo (IICo 5:20), os responsáveis pela extensão do Céu onde quer que estivermos, as pessoas que Deus escolheu para fazer a diferença neste mundo. Deus conta com cada um de nós!!!

Guilherme Alves


Nenhum comentário: